Wednesday 14 September 2011

Brasiu - direcção... este!!

29 de Agosto

Acordar cedo imperou aqui. Assim foi porque uma longa viagem (de quase 3 horas) nos esperava, até Arraial do Cabo. Esta pequena cidade na região dos Lagos, no Rio que, antes da chegada dos Portugueses a estas terras, em 1502, era povoada por tamoios, uma pequena tribo indígena cuja alimentação era sustentada pela pesca, actividade hoje vista com grande vinco. Por esse motivo, fomos para a zona piscatória, onde conseguimos convencer o dono de um barco a levar-nos pelos mares, para conhecer a zona.




Assim, fizemos uma pequena rota, que durou sensivelmente o dia interiro. Parando primeiro na Praínha, a mais bonita onde tive oportunidade de pôr os pés e a vista em cima até hoje. Uma areia pálida, fina de tal forma que, ao caminhares, ela estalava a teus pés, como quem caminha sobre gelo; uma água de tal forma calma, límpida e amena que horas são passadas na água sem sentires ponta de frio; uma pequena duna onde, com uma prança e parafina, dás uma, duas, três quedas até te habituares à coisa :)






Seguidamente fomos até ao Pontal onde, marinheiros contam ter-se formado, num período de 20 anos pela mão do mar, um rochedo com perfil de um gorila!; mais à frente, a fenda de nossa senhora. Reza a lenda que, por volta de 1721, um pescado encontrou nas profundezas do mar, a estárua de Nossa Senhora Aparecida, tendo sido deixada no local onde foi achada, como símbolo de bom presságio - a estátua está virada para alto mar.




Depois desta paragem em alto mar, voltamos para o interior e fizemos uma paragem na Praia da Ilha do Farol, antes do almoço, como a tradição tamoia, sustentada pela pesca. Um mergulhinho ao pé das tartarugas; um olhar roubado ao sol;

Por fim, a ilha do forno que, como o nome diz, "forno" dado às águas daquela praia, quentes quentes quentes! A sensação... igual  a recebermos um caloroso abraço, cheio de vida e paixão.






No comments:

Post a Comment