Tuesday, 30 November 2010

Este domingo fui para o pub.
Estou sem internet em casa e precisava de fazer pesquisas de artistas para o meu trabalho.


E como o dia até estava agradável e não me apeteceu ficar o dia todo a trabalhar, resolvi fazer uma pequena pausa e ir fotografar. Saí às 4.30 do pub e fui de bicicleta até quase ao London Eye, onde fiz esta panorâmica com a minha 50mm (a 24-70 tinha ficado em casa).
Não me arrependo, no entanto, de a ter feito com a 50mm. Acho que é por ser uma focal fixa, o recorte é mais nítido que na 24-70 e há mais definição no "estrelado" que sai projectados de todos os candeeiros
^^

Sim, já é de noite, apesar de ter feito esta panorâmica pouco depois das cindo a tarde! --"


River Thames

Thursday, 25 November 2010

In - Out

Este foi o meu primeiro projecto que a LCC me pediu para fazer: uma narrativa de 8 imagens; tema livre, com uma imposição: de 6 cabeçalhos que nos tinham dado de um jornal britânico, tínhamos de pegar em dois desses cabeçalhos e, pegando em palavra/s, frase/s, usar o que escolhemos do primeiro cabeçalho para o início da nossa narrativa e o outro cabeçalho para o fim deste.

De tudo o que encontrei nos cabeçalhos, decidi escolher estas duas palavras

In
Out

Na altura, andava a amandar! (como alguns dizem) algumas cartas; estava a gostar bastante; decidi fazer o relacionamento das palavras com as cartas. O processo de recepção (in) e envio delas (out). Tendo a ideia base, foi começar a trabalhar a imagem.

Num modo clássico de narrativa - sequencial - descrevi, através das imagens, esse mesmo caminho que leva desde o momento em que a carta chega a casa até ao momento em que a pomos no correio, para voar a casa de quem nos escreveu.

Talvez consigam ver partes ou alguns elementos de Londres neste trabalho
^^
































Para os "geeks":
D700; 50mm; f1.4; 1/x variável; foco manual; tripé

Wednesday, 17 November 2010

11 de Novembro. 2010



A maior manifestação a que assisti na minha vida; uns míseros 52.000 estudantes, num único protesto, contra o aumento das propinas; um aumento de 300%, por razões de cortes orçamentais por parte do governo. Aumento das propinas que, neste momento rondam as £3000 ao ano para quase £9000; por este andar, a educação passa a ser não um bem básico para ser um luxo!

Lutando contra esse absurdo, organizou-se um protesto, em Londres, juntando alunos de toda a Grã-Bretanha. Começando às 10.30am e acabando às 4.00pm, o grupo começou a marcha de Trafalgar Square e teminou-a em frente à Chelsea University of Arts (que acabou por não acontecer).

Inicialmente, esta foi bastante pacífica e calma, ainda que muitos gritos de protesto se ouvissem pelas ruas londrinas, como não seria de se esperar; muita diversidade de mensagens e criatividade na escolha de adereços, este prometia ser uma forte mensagem de como os estudantes estavam contra esta nova medida.


Até à hora do almoço, tudo corria com normalidade. As pessoas avançavam, protestando, conversando, rindo. Porém, algumas pessoas não querias apenas ficar pela manifestação, não. Queriam mais. Chegando a Millsbank, começaram a fazer uma fogueira; pneus, cones sinalizadores, cartazes; um fogo que alto subia, mostrando a fúria que corria o sangue de muitos dos que lá estavam.

Fervendo o sangue, os ânimos sobem. E fazem-se coisas desnecessárias. Vidros foram partidos; invadiu-se o edifício; a policia de intervenção teve de se impor. Violência, pessoas feridas (10, entre as quais 2 polícias) e muita agitação, foi o que acabou por marcar esta manifestação.

Pessoalmente, e fotográficamente, fico todo roído por não ter estado presente nos momentos mais intensos. Acho que ia ser interessante ter experienciado isso; conseguir estar na linha da frente para captar a morte desse tempo. Mas não aconteceu. Não me posso queixar; é esperar que, se mais protestos contra esta barbaridade acontecerem, possa estar presente; defender o que me diz respeito; captar para mostrar o que se vive.